BEM VINDO

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Conhecendo a nossa Riacho de Santana - RN

HISTÓRIA :
Riacho de Santana é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião de Serra de São Miguel.
A história de Riacho de Santana começa no final do século XIX,quando chegaram na região:Alexandrina Cajé da Silva,seu esposo Manoel Cajé da Silva , Nel Ferreira Fontes , Francisco Santos,Manuel de Fontes e Júlia Emília(doadores do terreno para a construção da capela de São João Batista).Eles deram inicio a história desse município.Fazendo aqui,casas e plantações,esses indivíduos ainda originaram grande parte da população riachossantanense,especialmente Alexandrina Cajé (e Manuel Cajé) e Manoel de Fontes ( e Júlia Emília ),dos quais aproximadamente 79% da população de Riacho de Santana.
As plantações de milho,feijão,arroz,fava fumo e outros,cresceram tanto que famílias como os Néri,Faustino,Aires Afonso e outras,que continuaram o desenvolvimento da comunidade.Nesse período áureo da história da cidade,surge a figura de Davina de Fontes Lopes,que começa a dar aulas na escola domiciliar Fazenda Junco.
CARACTERIZAÇÃO TERRITORIAL :
Riacho de Santana desmembrou-se de Pau dos Ferros a 10 de Maio de 1962 por meio da lei Nº 2.780, situa-se na zona serrana do Rio Grande do Norte na microrregião de São Miguel, ou seja, Alto Oeste Potiguar, na chamada tromba do elefante, com localização geográfica 06'15"48º de latitude sul e 38'15"56º de longitude oeste, numa altitude média de 273 m, sendo considerado de terras baixas. O município tem uma área de 129 Km2, e fica a 447 Km de distância da Capital - NATAL, possui 4.437 habitantes com uma taxa de crescimento anual de 1,08 %. Possui como municípios limitadores ao norte: Água Nova, ao sul: José da Penha e Luiz Gomes, ao leste: Rafael Fernandes e Marcelino Vieira e ao oeste: Coronel João Pessoa. Geograficamente apresenta-se composto pelo Centro Urbano e por vários bairros, várias ruas e 15 (quinze) comunidades rurais, que apresentaremos em síntese a origem do nome de cada uma delas:
Catingueira - nome dado pelos antigos habitantes por existir grande quantidade desta árvore na região. Gameleira - nome originado, também, pela existência da árvore na região.
Poço de Pedras - denominado assim por antigos moradores ao fazerem um poço para o gado beber água e no centro deste encontraram uma grande pedra.
Quintas - recebeu este nome em homenagem a uma grande família que ali habitava.
Taboleiro do Padre - assim denominado, pois neste taboleiro havia pregações por um padre bastante dedicado.
Caiçara - seus primeiros habitantes era de origem indígena e por esta razão a chamaram assim, que quer dizer cerca de pau a pique.
Paul - nome surgido em função do aproveitamento do adubo (paul) no plantio após as enchentes.
 Lagoa de Pedras - nome dado por existir uma lagoa que em seu leito continha grande quantidade de pedras.
Santo Antonio - nome dado por um ex-morador e devoto de Santo Antônio.
Caeira - recebeu este nome em virtude de ter sido encontrado na região uma pedra de cal.
 Pau D'arco - teve sua origem em função da floresta típica de pau d'arco existente na região.
Baixa do Arroz - por ter terras férteis para o cultivo do arroz recebeu este nome.
 Muquém - nome de origem indígena dado pelos antigos moradores.
Catolezinho - nome dado em virtude da existência de uma mata nativa de coco-catolé.
Vale lembrar que temos outras comunidades, sem habitantes, apenas as propriedades: Bento Alves, Porção, Caruá e Agreste.
CARACTERIZAÇÃO ECONÔMICA :
Como realidade nordestina o Município é carente em condições sócio-econômicas, inclusive, as de subsistência básica. Porém devido à boa qualidade de suas terras, com solo caracteristicamente argiloso, a agricultura continua sendo sua principal base econômica com o cultivo de produtos como: arroz, mandioca, cana-de-açúcar, milho e feijão. Existe também o cultivo de frutas, tais como: caju, banana, manga, goiaba, acerola, cajá, em pequena escala a criação de caprinos, ovinos, suínos, muares e galináceos. O comércio é de pequeno porte, o município dispõe de alguns supermercados, algumas mercearias, várias lojas de variedades (roupas, brinquedos, bijuterias, artigos para mesa, banho e cozinha, etc.), dispõem também de vários bares, alguns salões de cabeleireiros mas a maiora transação comercial é com o município pólo de Pau dos Ferros.
CARACTERIZAÇÃO POLÍTICA-ADMINISTRATIVA :
Riacho de Santana de povoado passou a distrito de paz de Pau dos Ferros e somente a 10/05/1962 passou a condição de cidade, desmembrando-se da cidade de Pau dos Ferros, através da lei de Nº 2.780. Administrou o nosso município os senhores: Cirilo Alves Pereira, prefeito interino, quando houve a primeira eleição no município. Manoel de Souza Lima, primeiro prefeito eleito pelo povo de 1965 até 1968. Tinha como primeira dama a Srª Ana de Souza Lima. Antonio Francisco da Costa, administrou de 1969 a 1972, e o segundo mandato de1977 a 1982. A primeira dama a Srª Inês Amélia da Costa. Rafael Soares do Nascimento, administrou de 1973 a 1976. A primeira dama a Srª Maria Celi Lopes Soares. Dr. Alcides Carlos dos Santos Bacalhau, administrou de 1982 a 1987. A primeira dama a Srª Luíza de Marilac da Costa Bacalhau. Francisco Jaime da Costa, administrou de 1993 a 1996. Teve como primeira dama a Srª Maria do Socorro Costa. Dr. Francisco Welington Soares Néri, eleito por três vezes, de 1989 a 1992; de 1997 a 2000 e, por ultimo, de 2001 a 2004. O atual Prefeito é Raimundo Nonato dos Santos que assumiu em 2005 e está no seu segundo mandato que terá conclusão em 2012.
CARACTERIZAÇÃO FÍSICA :
O Município localizado entre serra possui um clima semi-árido, com temperatura máxima de 35ºC e mínima de 25ºC. Tem uma extensão territorial de 113 Km2 com relevo acidentado e vegetação pouco densa, constituída de catingueiras, mufumbos, pereiro, em pequenas quantidades de juazeiro, oiticica, e em grande quantidade nos mangues do riacho o pau d'arco.
CARACTERIZAÇÃO EDUCACIONAL
O panorama educacional apresenta-se na zona urbana constituído pela Escola Estadual "Prof Maria Angelina Gomes", e pela Escola Municipal "João Bernardino de Lima"; e na zona rural, por treze unidades de ensino, estas pertencentes ao Centro Municipal de Ensino Rural "15 de Outubro", são elas: · Unidade de Ensino I "José Ferreira Nunes"; · Unidade de Ensino II "Silvino Pereira da Silva"; · Unidade de Ensino III "Quinco Barbosa"; · Unidade de Ensino IV "Francisco Bernardo"; · Unidade de Ensino V "Dr. Israel Ferreira Nunes"; · Unidade de Ensino VI "Manoel Elias"; · Unidade de Ensino VII "Manoel Lúcio"; · Unidade de Ensino VIII "Miguel Aires Afonso"; · Unidade de Ensino X "Francisco Simplício de Paula"; · Unidade de Ensino XI "Agostinho Alves da Costa"; · Unidade de Ensino XII "Francisco Ciríaco da Costa"; · Unidade de Ensino XIII "Raimundo Ferreira"; · Unidade de Ensino XIV "Francisco Jácome de Lima".
ASPECTOS DIVERSOS :
Religião com predominância para a Católica Apostólica Romana, porém, constando de Evangélicos (Assembléia de Deus e Igreja de Cristo), Testemunhas de Jeová e Doutrina Espírita. A cultura do Município limita-se a trabalhos manuais como: crochê, bordado e pintura, e fabricação de artesanatos como: cartões, caixas para presente, chapéu, vassoura, etc. Vem se destacando os violeiros e Coquistas emboladores. Na área de lazer, temos a concentração em bares e clubes,no Esporte destaca-se o futebol de campo e de salão, nas festas tradicionais a emancipação política e as festas juninas, esta além de ser alusiva ao padroeiro, nos últimos anos é motivo de grande concentração e confraternização entre munícipes e visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento do mês de Junho / 2019 do Estado do RN

GOVERNADORIA DO RN. FOTO: WELLINGTON ROCHA/ARQUIVO/PORTAL NOAR   O pagamento do mês de junho dos servidores públicos do Estado será fe...